RESENHA: Educação não é privilégio
TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1957.
Educação. Escrito por Anísio Teixeira, a obra "educação não é privilégio" coloca em seus pontos principais que mesmo após tantos avanços na sociedade como urbanização, trabalho assalariado e entre outros, a educação continuava seletiva e elitista, não sendo abrangente para todos e contribuindo para desigualdades, indo ao desencontro das ideias de Anísio, que defendia uma educação pública, gratuita, laica e para todos. É abordado também o desejo do autor de uma pedagogia moderna, onde tenha uma interação entre docente e discente, com participação ativa de ambos no ensino.
Para Anísio, a escola deveria preparar os alunos para uma vida em sociedade democrática, reconhecendo seus direitos e exigindo eles, e a educação é o meio único para tal aprendizado. Com isso, o autor defende que a educação é um direito, e apartir disso defende a escola pública como meio para a formação de pessoas conscientes de seu papel na sociedade.
A prosposta desenvolvida por Teixeira, com bases em suas observações e estudos é a chamada "escola comum do homem brasileiro" que infelizmente até os dias atuais não se foi atingida devido aos desafios para serem concretizadas. Anísio deixa em evidência que o ensino primário é aonde tudo começa e onde se deve iniciar a formação de cidadãos, conhecendo sobre a sociedade, coletividade, direitos e entre outros conceitos.
A educação integral surge a partir da ideia do ensino primário, pois para Anísio, o ensino de qualidade dever haver tempo para ser utilizado métodos de ensino inovadores fazendo os alunos se inspirarem usando a arte, ciência, leitura, música, esporte, dança, desenho. Diante disso, esse conceito de escola não só ensinaria, mas aperfeiçoaria habilidades e formaria cidadãos com opiniões. O autor do livro nos faz refletir sobre um modelo de educação de qualidade gratuita e os benefícios consequentemente que traria para a sociedade exercendo uma verdadeira democracia.
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